sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Proteccionismo versus comércio livre

1. Defina proteccionismo.

Esta doutrina visa proteger o mercado interno através da criação de mecanismos que dificultam a entrada no país de mercadorias importadas, reduzem a competição externa e assim permitem o livre desenvolvimento das actividades económicas internas. A teoria contrária ao proteccionismo é o livre-comércio. Através desta linha de atação, garante-se a independência de um país, enquanto ao se optar pelo caminho inverso, atinge-se o estágio da interdependência entre Estados concorrentes.


2. Refira três modalidades de facilitação das exportações associadas ao proteccionismo, explicando porque são menos "transparentes".

Subsídios ás exportações; Dumpinnhg; Desvalorização da moeda. São formas de proteccionismo injustas porque torna as exportações artificialmente mais baratas.


3. O proteccionismo pode justificar-se, temporariamente, no caso das "indústrias nascentes". Justifique.

O proteccionismo é bem aceite pelos economistas se for uma política temporária, mas é muito criticado se se eternizar para além de 5 anos, significando então que o estado se encontra a proteger sectores económicos ineficientes.


4. Defina comércio livre.

Comércio livre é um sistema em que todos os estados advogam o comércio internacional livre sem quaisquer barreiras alfandegárias ou técnicas.


5. Como consumidor tem alguma dúvida na opção entre proteccionismo e comércio livre? Justifique.

Enquanto que o proteccionismo é um sistema em que os estados com objectivo declarado de proteger os sectores económicos nacionais, colocam entraves ao comércio internacional livre, o comércio livre é um sistema em que todos os estados advogam o comércio internacional livre sem quaisquer barreiras alfandegárias ou técnicas. Ao observarmos esta ideia chegamos a conclusão que como consumidor prefere-se o comércio livre já que não existem entraves nem outros obstáculos a impedirem as compras no comércio nacional e internacional e sobretudo os preços ficam mais baratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário